É amor ou apego?


Se você está em dúvida, com certeza é apego, não é amor!


Sabedoria de blogueiro:
"Se você ama alguma coisa ou alguém, deixe que parta. Se voltar é porque é seu, se não é porque jamais seria."
"Se você quiser partir, às vezes a distância ajuda"
"Quem ama, liberta"

Ok, essas frases são uma verdade se estivermos falando de uma vida. Seja algum animal selvagem ou de estimação, ou um bicho mais "irracional" conhecido como ser humano.

Porém, não é tão simples assim, por isso vou listar algumas músicas para explicar o meu ponto de vista.

Se você já escutou João de Barro do Leandro Léo, sabe que algumas pessoas simplesmente não conseguem manter uma relação amorosa. Os motivos pelos quais acabam não é importante para nós, a questão é o desejo de manter, de trancafiar o ser amado.


Por que desejamos manter uma relação com alguém mesmo quando não esta dando certo? A resposta é simples: Apego.

Se você leu a publicação "Livre-se das expectativas" sabe que muitas vezes nós focamos nos frutos do problema, mas nem sempre enxergamos a raiz. Nesse caso a raiz é o apego, os frutos são as coisas que levam ao fim do relacionamento. Corte a raiz, deixe os galhos morrem e se for preciso, o amor.

Um dos primeiros sinais do apego é a angústia. Aquele aperto no peito que insiste em te incomodar, como se o seu coração fosse esmagado pelos pulmões, tórax e costelas. Esse é o eu corpo dizendo que algo está errado.

O SS Andrea Doria foi um transatlântico italiano que naufragou em 1956 ainda em alto-mar, próximo à Nantucket, ao colidir com o MS Stockholm, levando para o fundo do mar obras de arte italianas e algumas vidas.

Andrea Doria é o título de uma das músicas mais tristes compostas por Renato Russo.



Andrea Doria
Legião Urbana

(...)
Mas percebo agora que o teu sorriso
Vem diferente, quase parecendo te ferir

Não queria te ver assim
Quero a tua força como era antes
O que tens é só teu, e de nada vale fugir
E não sentir mais nada

Às vezes parecia que era só improvisar
E o mundo então seria um livro aberto
Até chegar o dia em que tentamos ter demais
Vendendo fácil o que não tinha preço
Eu sei é tudo sem sentido
(...)


É isso que o apego faz. Sem perceber começamos a desgastar a relação tentando manter, dessa forma, pouco a pouco o amor começa a ser contaminado pelo apego e esse imenso navio que é o amor vai para o fundo do mar.

Sorrisos começam a ser dolorosos e seguidos de questionamentos internos, que sempre acabam em angústia.

My friend, olhe para o seu umbigo. Sério, olhe mesmo para o seu umbigo por um segundo (risos). Você acaba de sorrir? Espero que sim. Se conseguiu você acabou de se divertir sozinho. Não acha que aquela pessoa que você tanto persegue e prende à você não pode querer se divertir sozinha também?

É difícil entender, e é muito mais difícil aceitar que você apenas será feliz em uma relação quando perceber que não precisa de um relacionamento para ser feliz. Isso é quase um paradoxo, mas tente enxergar como um pleonasmo.

O apego faz mal para a pessoa que você ama, mas pode ter a certeza que para você faz muito mais.

Dói, como dói tomar a decisão contrária as nossas expectativas, aos nossos desejos, mas esse é um mal necessário. Isso é amadurecimento, não é para ser simples, justamente por esse motivo é um aprendizado.

Vai doer?

Claro que vai doer, muito, e se for preciso você sentirá essa dor mais de uma vez, até que aprenda a fazer da maneira correta, apenas tente não errar tanto. Duas vezes é mais que o necessário para aprender a lição.

Ame sem esperar nada em troca, simplesmente seja feliz com alguém, sem motivos, apenas seja. Entenda que essa pessoa esta contigo por que ela quer. Isso é fantástico, concorda?

Reflita um pouco. Você precisa de carinho, atenção, liberdade, privacidade, confiança e companhia. Dê o que você precisa, sem esperar nada em troca. Só assim você será feliz com alguém, quando começar a dar sem se preocupar em receber, pois dessa forma seu coração estará livre para tentar quantas vezes for necessário e uma tentativa falha não irá mais causar dor a ninguém.

Não se apegue, se doe.

0 comentários: