Se, somente se...



Queria ter estudado lógica proposicional quando tinha quinze anos, ou quando tinha dezenove ou até mesmo em qualquer momento antes do vinte e cinco.



A lógica pode ser usada na vida, porém, se e somente se talvez resulte em um "cálculo" ilógico e irracional, afinal, não se pode user lógica para fantasiar situações de vida que não aconteceram e que jamais poderão acontecer.

"E se...?"

E se nada. Não aconteceu desse jeito, não há como pressupor o que poderia ter acontecido se você tivesse sido mais paciente, pois você não foi. Não se pode imaginar o que teria acontecido se você não tivesse se contido, pois você se conteve. Não se pode saber o teria acontecido se você não tivesse entrada naquela avião, pois você entrou e foi embora.

Mas se você deseja tanto saber, saiba que se e somente se apenas é possível quando ambas as premissas são verdadeiras ou ambas as premissas são falsas, ou seja, se você embarcou e o avião decolou, logo você chorou, se o avião não decolou e você não embarcou, logo você chorou.

Você chorou ao descobrir que a sua vida mudou quando voltou, que não era mais feliz e que algo lhe faltava, independente do que qual das duas situações ocorressem você teria chorado, talvez de tristeza, como foi, talvez de felicidade, o que não aconteceu, mas você teria chorado.

Se o destino fosse um pouco mais bonzinho? Bom, o avião teria sido obrigado a voltar, você nunca teria feito aquela escala em São Paulo, em um dia que o céu caia em forma de chuva. Naquele dia, seu anjo da guarda chorou, chorou muito, na vã tentativa de imundar a pista de pouso e fazer seu avião voltar, mas ele não voltou, e ainda que conseguisse fechar a pista daquele aeroporto, você já estava há milhares de quilômetros daquela que até então dominava os seus pensamentos.

E se você não embarcasse, pois, em algum momento, revolto por emoções o seu coração parou na entrada do portão de embarque, com a capacidade de paralisar todo o seu corpo, mas não parou.

O avião decolou, mas você morreu na sala de espera. somente duas situações poderia ocorrido, ou você mudaria de vida, ou morreria, e você morreu. Morreu por dentro.

Ficar ai se martirizado, acreditando que se não tivesse embarcado as coisas seriam diferentes não fará da sua vida mais feliz, muito pelo contrário. Sua vida é resultado das suas escolhas, e se você fez determinada escolha foi a melhor escolha naquele momento para você. Você e somente você. Agora escreva essa frase na sua testa e viva, pois é isso que as pessoas fazem, elas se adaptam, ela crescem, essa é a lógica da vida.

PS: João de Barro!
PS²: Não olhar para trás, afinal o que faltava ontem hoje eu tenho e o que ontem eu tinha, já não tenho mais!

0 comentários: